Noticias

Rede Municipal de Saúde já oferece 1.200 vagas para mamografia por mês.
A instalação de um moderno mamógrafo, que passou três anos encaixotado, no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e os investimentos da Prefeitura de Petrópolis para reestruturação dos serviços de saúde no município permitiram o fim da longa espera pela realização do exame. Hoje a rede
municipal de saúde já oferece 1.200 vagas para mamografias por mês. Além do equipamento instalado no HAC – que tem capacidade para a realização de 400 exames por mês – o município mantém a oferta de vagas no Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (Centro de Saúde) e também em duas clínicas conveniadas.
O prefeito Rubens Bomtemp o comemora os avanços. “O aparelho que inauguramos em abril de 2013 estava encaixotado há mais de três anos em uma sala do Hospital Alcides Carneiro. Uma das nossas primeiras ações foi instalar o equipamento e permitir que as mulheres,  rincipalmente dos distritos, pudessem realizar o exame em um local mais próximo de casa”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que, com o equipamento, o município conseguiu agilizar a realização do exame. Hoje, das 400 vagas abertas todos os meses para mamografias no HAC, menos de 200 são preenchidas.
A moradora do Castelo São Manoel, Verônica Oliveira Damaceno, de 40 anos, fez o exame pela primeira vez na última semana. “Marquei de um dia para o outro. Nem precisei esperar”, contou a paciente. “É importante que as mulheres realizem a mamografia como forma de prevenção. Ter essa opção aqui no Alcides Carneiro, sem ter que esperar na fila, é muito importante”, ressaltou.
O secretário de Saúde, André Pombo destacou os avanços no município para a realização dos exames de mamografia. “Não temos lista de espera para a realização deste procedimento e no HAC, por exemplo, os exames estão sendo marcados de um dia de outro. Isso mostra o comprometimento da prefeitura e do prefeito em garantir a oferta de exames para a população”, frisou. Os exames de mamografia são realizados no HAC de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17 horas. A marcação deve feita no próprio hospital, no mesmo horário. São 20 horários por dia, sendo 10 pela manhã e 10 à tarde. Para agendar o exame é preciso que a paciente leve o encaminhamento médico autorizado pela Secretaria de Saúde. Não há contraindicação para realizar o procedimento. Os médicos pedem apenas que a paciente não use desodorante ou perfume no dia o exame. É importante também levar o resultado de outras mamografias.
Mamógrafo móvel - André Pombo lembrou que o prefeito também já solicitou ao secretário de Estado de Saúde que o equipamento de mamógrafo móvel seja trazido para o município. A ideia é levá-lo aos distritos, beneficiando prioritariamente moradoras de áreas de difícil acesso. A escolha dos locais mais distantes tem como objetivo garantir que essas mulheres possam realizar o exame mais perto de casa. “Ter o mamógrafo móvel na cidade facilitará a vida dessa população. É um estímulo e tanto, já que elas poderão fazer a mamografia bem mais perto de casa”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar

Apoio